Pular para o conteúdo

Agitadores Magnéticos

Um Agitador magnético é um equipamento amplamente utilizado em laboratórios químicos e biológicos. Mas está também presente em outras áreas. Sua função básica é para realizar misturas de diversas amostras de baixa viscosidade através de uma barra magnética também chamada de peixinho que é uma barra de alnico, uma liga de ferro(Fe), alumínio(Al), níquel(Ni) e cobalto(Co) que é altamente magnético que é revestida com uma camada de Teflon (PTFE), material plástico altamente inerte quimicamente ou com revestimento em vidro evitando corrosão ou interferência na amostra.

Sua utilização vai do mais básico as mais complexas aplicações tais como mistura de líquidos, incorporação de pós em líquidos, manter a solução homogênea durante uma titulação, manter a temperatura homogênea de uma amostra. Também são utilizados quando não é possível utilizar um agitador com hélice, em amostras onde a contaminação deve ser controlada ou em amostras que contem riscos biológicos.

Como funciona o agitador magnético.

Um agitador magnético é composto por um motor com um ímã na ponta de seu eixo que está localizado abaixo da plataforma próximo da superfície onde é colocada a amostra. E esta plataforma poderá também conter uma resistência de aquecimento incorporada.
O giro do ímã através do motor faz com que a barra magnética gire no interior do recipiente que contem a amostra onde sua velocidade de giro assim como a temperatura da plataforma é controlada pelo operador por meio de teclado ou knob (botão).

Utilização em baixas viscosidades.

Amostras com médias ou altas viscosidades fazem com que a barra magnética tenha uma resistência maior ao movimento. Esta resistência maior faz com que a barra magnética tenha dificuldade de se movimentar conforme a velocidade aplicada ao motor e aos imãs a ele fixados.
É uma relação entre a força magnética do imã com a barra x a força do atrito entre a barra magnética e a amostra.
Logo, o desacolpamento da barra magnética terá mais dificuldade em amostras de média e alta viscosidade, impedindo assim a mistura correta da amostra.

Tipos de agitadores magnéticos.

Agitadores magnéticos sem aquecimento.

Conhecidos também somente como agitadores magnéticos, permitem a mistura das amostras em aplicações que não é necessário aquecimento.

Agitadores magnéticos sem motor.

Os agitadores magnéticos sem motor são equipados com um eletroímã fixo abaixo da plataforma alternando a imantação e fazendo a barra magnética girar. Este tipo de equipamento portanto não possui partes moveis que possam desgastar com o tempo aumentando a durabilidade do equipamento.

Agitadores magnéticos com aquecimento.

Este agitador possui uma resistência incorporada em sua plataforma proporcionando o aquecimento controlado pelo operador da temperatura na plataforma. Este controle normalmente é feito através de um circuito eletrônico ou um termostato.

Agitadores magnéticos digitais.

Agitadores magnéticos digitais permitem um controle mais preciso tanto na velocidade quanto no controle de temperatura da plataforma. Também podem ser equipados com alarme e autotuning que adéqua o controle do aquecimento a amostra específica, acelerando o processo

Agitadores magnéticos com sonda.

Este tipo de agitador magnético digital utiliza um sensor mergulhado na amostra para controle da temperatura da amostra

Além disso também existe os conjuntos de agitadores magnéticos que incorporam vários agitadores em um único equipamento com controle de velocidade e temperatura independentes ou controle único.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas. Mas se tiver qualquer outra dúvida, não deixe de nos contatar pelos nossos meios de contato seja por telefone, e-mail ou diretamente pelo nosso formulário de contato clicando aqui. Caso queira conhecer os agitadores magnéticos que fornecemos visite a página clicando aqui.