Pular para o conteúdo

Como funciona um desumidificador

Certamente você já experimentou aquela sensação desgravidável em dias úmidos. Principalmente em dias nublados ou quando tem precipitação de chuva ou está chovendo. Onde tudo está úmido e pegajoso e deixando uma sensação desconfortável. E muitas pessoas utilizam desumidificadores para diminuir a umidade relativa do ar para manterem o ambiente mais seco e agradável. E assim também prevenir problemas de saúde e conservação de materiais que podem ser causados pelo excesso de umidade.

E para entender melhor como estes equipamentos trabalham, explicaremos como um desumidificador funciona.

Noções básicas de um desumidificador.

Imagine você em um dia quente e úmido desfrutando de uma lata de refrigerante gelado. Quando você pega a lata percebe que ela está molhada. Este fenômeno se chama condensação. Pois o ar úmido e quente ao entrar em contato com o corpo gelado da lata perde a capacidade de retenção de umidade que é transferida para a superfície gelada em forma de água. E um desumidificador trabalha com este fenômeno para desumidificar o ambiente.

E para entender melhor vamos dividir o desumidificador em seis partes que são: Serpentina de entrada, tubo capilar, serpentina de saída, ventilador, reservatório de água e compressor.

 

O desumidificador trabalha com o mesmo princípio de um refrigerador que possui um compressor que ira comprimir o gás refrigerante interno na serpentina de saída, tornando-o em estado líquido devido a alta pressão. Na sequência este gás refrigerante será forçado a passar por um tubo capilar, onde em sua saída o gás irá expandir-se, retornado ao estado gasoso e deixando a serpentina de entrada com uma temperatura baixa suficiente para condensar a umidade do ar que é forçado a passar por ela através do ventilador interno. A umidade condensada em forma de água na serpentina de entrada, será depositada no reservatório do equipamento. O gás refrigerante na serpentina de entrada é sugado pelo compressor para ser novamente comprimido na serpentina de saída. Este ciclo também deixara a serpentina de saída quente. Assim o ar que passa pela serpentina de entrada que ficara seco mas frio, será reaquecido pela serpentina de saída antes de retornar ao ambiente. O desumidificador também é equipado com um umidostato que pode ser eletromecânico ou eletrônico, que faz o monitoramento do nível de umidade, desligando o equipamento após atingir o nível ajustado e religando quando o nível de umidade se eleva. Já o reservatório possui um sensor de nível que quando estiver cheio e desligará o equipamento e indicar através de sinal luminoso que o reservatório está cheio, sendo necessária sua retirada para esvaziá-lo.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas. Mas se tiver qualquer outra dúvida, não deixe de nos contatar pelos nossos meios de contato seja por telefone, e-mail ou diretamente pelo nosso formulário de contato clicando aqui. Caso queira conhecer os desumidificadores que fornecemos visite a página de desumidificadores de nosso site clicando aqui.